sábado, 14 de fevereiro de 2009

GOVERDADOR WAGNER, PESQUISA

Pesquisa aponta 72% de aprovação para governo Wagner

Em entrevista ao site Bahia Já, após o lançamento das ações conjuntas do Governo visando o Carnaval no Estado da Bahia, no Hotel Pestana, ontem pela manhã, o governador Jaques Wagner comentou a última pesquisa de avaliação do desempenho do seu governo com aprovação de 72% considerado 42% de ótimo/bom e 30% de regular positivo. Para os baianos ouvidos pelo Instituto Campus 15% consideram o governo ruim/péssimo e/ou não souberam responder.
“ Vejo os números com bastante otimismo porque revelam um crescimento frequente considerando março de 2007/ março de 2009”, situou o governador destacando alguns aspectos que a pesquisa considerou bastante positivos: destaques para o caráter democrático do governo, aquele que mais cuida dos negros e mulheres, da altabetização, e de programas básicos como o Água para Todos.
A pesquisa é recente e o governador disse que, após o Carnaval, entrará em campo com outra avaliação. Disse, ainda, que embora a pesquisa tenha sido recente, final de 2008, algumas obras realizadas na capital - Complexo Viário 2 de Julho e o Estádio de Pituaçu - não estiveram inseridas no contexto, porque ainda não tinham sido desfrutadas pela população. O governador também falou sobre a perda de arrecadação do ICMS nos últimos meses de dezembro de 2008 e janeiro de 2009, quando a crise financeira global começou a afetar a economia brasileira e a Bahia em particular. Para Wagner, o problema é preocupante, mas, nada que apavore ou assuste o governo. Salvo, evidente, se houver um aprofundamento da crise com uma perda de 30%, por exemplo.
Disse que, analisando-se mês a mês a postura do ICMS com comparativos de 2007, findou 2008 com 13% de arrecadação a mais. E que, embora tenha ocorrido uma perda (algo em torno de 6.5%) em dezembro, último houve uma compensação devido a esse balanço positivo anual.
Já sobre janeiro 2009 diz que o resultado foi melhor do que dezembro, com empate nominal. Sobre o impacto na folha de pessoal e encargos diante dos projetos que foram aprovados pela Assembléia Legislativa durante a convocação Extraordinária, com reorganização de carreiras, planos de cargos, reclassificação funcional e salarial de servidores, diz que tudo foi calculado pela Administração e pela Sefaz, não havendo qualquer tipo de risco.

O único temor de Wagner é um aprofundamento da crise mundial, o que ele não acredita, pois, medidas estão sendo tomadas pelos governos em várias partes do mundo, em especial, no Brasil. (Por Evandro Matos)

Zé Neto
Deputado Estadual - PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário